OSTEOPATIA POSTURAL

A Osteopatia Postural é a ciência do equilíbrio que estuda o Sistema Tônico Postural através de informações dos sistemas integradores como os pés, os olhos, ouvido interno, a propriocepção e a viscerocepção (Villeneuve). Ela também ensina a prestarem atenção nos distúrbios de oclusão, às cicatrizes nociceptivas que modificam o sistema postural.

Os receptores sensoriais quando desreguladas, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como: hérnias discais; artroses; dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais); nevralgias;cervicobraquialgia, ciáticas; dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés); deformações na coluna (cifose, escoliose, hiperlordose); patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites); além de cefaléias, vertigens e problemas de aprendizagem.

Portanto, a Osteopatia Postural tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las a fim de reprogramar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.