OSTEOPATIA

A Osteopatia é uma ciência terapêutica baseada em anatomia, biologia e biomecânica do corpo. Trata-se de um processo de diagnóstico e técnicas manuais para cuidardas disfunções de mobilidade articular e teciduais, em geral no aparecimento das doenças.

A Osteopatia reconhece que o sistema neuro-músculo-esquelético é importante e crucial na expressão total da vida, dado que o sistema neuromuscular está intimamente ligado a todos os outros sistemas do nosso corpo através do sistema nervoso; daí que, em Osteopatia, estrutura e função estejam intimamente ligadas. Uma anormalidade na estrutura do nosso corpo pode levar a uma disfunção que tanto pode manifestar-se localmente como distante da estrutura lesada.

Para corrigir as lesões mecânicas o fisioterapeuta aplica manipulações terapêuticas que devem ser suaves e controladas. Estas manipulações podem ser dirigidas no sentido das articulações, músculos ou fáscias, ou serem orientadas para a circulação, drenagem linfática e restabelecimento dos impulsos nervosos.

A alma da Osteopatia é o reconhecimento da capacidade que o corpo humano tem para se regenerar, com alguma ajuda externa para muitas patologias.